logoemc32.gif (2348 bytes)paprboy.gif (4246 bytes) press.gif (645 bytes) 
 
contato.gif (494 bytes) 
PRESS-RELEASE
 

telafiltros.gif (4509 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

telaesta.gif (6260 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

teladom.gif (3025 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

 

telaesta.gif (6260 bytes)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

SÃO PAULO - 07/02/2000 - Os programas tradicionais de email trabalham em duas etapas indissociáveis. Na primeira, apenas checam o total de cartas da sua caixa de correio. De tão rápido, fica até difícil ler na tela o que costuma aparecer nesse momento: "recebendo lista de mensagens do servidor".

Depois, vem a última etapa, de baixar as mensagens propriamente. A velocidade diminui à medida que o tamanho da informação aumenta.

Se podemos ler todo o conteúdo da nossa caixa postal ao final da segunda fase (incluindo material não-solicitado), isso não acontece na primeira, já que não nos é oferecida a "lista de mensagens do servidor" que o programa disse estar "recebendo".

O EmailControl foca principalmente a primeira etapa, oferecendo a lista completa das mensagens, para que o usuário possa escolher o que fazer com elas antes de pagar conexão e linha telefônica pelo que não quer. Além disso pode identificar, através do filtro "Assunto", vírus que estão se propagando na net.

O criador do programa, consultor de empresas Belisário Abreu, explica o funcionamento e os conceitos do EmailControl.

O que o programa faz?

É como se você recebesse 100 cartas e, todas sobre a mesa, desse uma passada de olho identificando, sem abri-las, os remetentes, assuntos, tamanhos e lesse apenas 10, que são as mensagens realmente desejadas. O resto é lixo que não vale nem abrir, não é? Economia de tempo e humor. É um processo natural que todos fazemos com o correio doméstico. Apenas transferi esse procedimento para o mundo digital, onde ganhou o nome de ‘filtro’.

Então não dá para ler o corpo da mensagem com o seu programa, apenas o cabeçalho?

Você vê tudo, só que em etapas diferentes, primeiro eu espalho as correspondências na mesa, mostrando a lista de mensagens existentes, informando o emitente, o assunto, a data e o tamanho. Faço isso lendo apenas o cabeçalho. Numa velocidade incrível e sem trazer nada para a minha máquina. É vapt-vupt. Depois eu filtro as mensagens apenas com estes dados, identificando vírus, via filtros e  marcando-as para exclusão. Daí eu digo para apagar as mensagens marcadas e o programa lá no servidor faz o trabalho de assepsia. Ficam apenas as mensagens do meu interesse. Se eu quiser ver o corpo de uma mensagem eu clico nela e o programa me traz o conteúdo do corpo e seus anexos, se houver. Nesta hora, o programa trabalha igual aos existentes no mercado com a diferença que pode imediatamente verificar a presença de vírus nas mensagens e anexos que estão sendo lidas.

Como o EmailControl faz a identificação de Vírus?

Nesta fase também existem dois processos. O primeiro, quando o EmC está espiando as mensagens no servidor verifica se o conteúdo do campo "Assunto" da mensagem possui uma das frases de vírus conhecidas, avisando o usuário que naquela mensagem provavelmente existe um vírus. O vírus Melissa ,por exemplo, tem no assunto, a frase "Important Message From". Se no filtro "Assunto" do EmC o usuário especificar esta frase, então o danado será identificado e marcado para ser apagado diretamente no provedor. A maioria dos vírus de e-mail possuem frases ou algo no cabeçalho como por exemplo o vírus "Happy99/Spanska" que possui no cabeçalho o tag X-Spanska. Outro tipo de contaminação é através dos arquivos anexados à mensagem. O EmC para verificar os anexos precisa fazer a leitura carregando-os na máquina do cliente em um diretório especial e se for o caso, excluí a mensagem no servidor. Gostaria de ressaltar que, quando um novo vírus aparece, as empresas que desenvolvem programas anti-vírus, levam um certo tempo para produzir a vacina e distribuí-las aos usuários. No entanto, vários grupos de notícias na net, publicam, antes das vacinas, as características do novo vírus. Neste particular o EmC pode atuar imediatamente, bastando que o usuário, especifique no filtro qual a frase deste novo vírus ou o nome do arquivo que vem anexado à mensagem. Por isso mantemos no nosso site uma tabela atualizada das frases dos novos vírus de email para que todos os usuários simultaneamente as recebam via EmC. O Usuário é avisado da nova lista e faz a atualização automática.

Qual o ganho de velocidade, em percentagem, de todo o processo?

Se considerarmos apenas dez mensagens, sem anexos, nos dois processos o meu programa tem um rendimento superior a 65%. Esta é uma questão interessante, pois a velocidade de leitura e transferência das mensagens depende do seu tamanho, incluindo os anexos. Como o meu programa na primeira fase apenas olha as cartas na mesa, ele possui um rendimento extraordinário em relação aos tradicionais.

Como impedir a ação de spammers?

Filtrando, verificando e montando uma lista negra particular . O filtro simples serve para indicar no cabeçalho ou no assunto da mensagem palavras-chave dos spammers, tipo "fique rico", "sexo" e etc., Já o sofisticado verifica a existência do domínio do emitente além de certificar se o campo "responder para" é igual ao emitente. Se não for, provavelmente é um spammer. A verificação dos emitentes é feita com suporte das listas negras. Além dos filtros tem a Lista Negra. Há ainda uma verificação se o do domínio do destinatário é o mesmo do da conta de correio.

Como funciona essa Lista Negra?

A Lista Negra foi idealizada para acomodar os endereços dos emitentes indesejados e insistentes. Eu clico na mensagem e digo para o programa guardar aquele endereço. Se o emitente insiste, o programa me avisa e pode enviar ao fulano uma mensagem automática para me retirar da sua lista. Todos as mensagens cujos remetentes estão na lista negra são excluídas diretamente no servidor.

Como o software consegue trazer o cadastro de todos os domínios do mundo?

Bem, este é um segredo meu. Só sei que tornei disponível esta função no EmC para que os usuários possam enviar mensagens de advertência para os administradores do domínio que na maioria das vezes não sabe que o seu domínio está sendo utilizado por spammers.

E se eu receber uma mensagem gigantesca, digamos de 10MB? O programa vai demorar mais para ver essa mensagem?

O meu programa lê apenas os cabeçalhos das mensagens, independente do seu tamanho e ainda sabe através dele se a mensagem tem ou não anexos. Este é o segredo do produto. Um dos motivos que me levou ao desenvolvimento foi exatamente este. Eu precisava pegar uma mensagem que por acaso era a última em 26 no total. Quando chegava na quinta, que tinha 4MB, o servidor saía por tempo, o famoso "time-out". Conclusão: não conseguia ver a mensagem que queria. Hoje consigo saber de tudo sobre as minhas mensagens numa velocidade incrível e sem travamentos.

Por que há estatísticas no seu programa?

A estatística mostra de maneira gráfica quantas mensagens eu efetivamente recebi e quantas eu apaguei ao longo de um período. Indica ainda o ranking dos emitentes indesejáveis. É muito interessante. Fiquei surpreso com a economia de tempo e dinheiro, já que o lixo apaguei diretamente no provedor e minha máquina não armazena mais tanta porcaria. Racionalizei trabalho com qualidade e automação. Sabe-se que quem lucra com estes procedimentos indesejáveis são os fornecedores do meio de comunicação e os provedores. Não que isso seja algo proposital. Mas é a realidade. A estatística me mostrou quanto lixo trafega na rede. É espantoso.

A quem se destina o EmailControl?

A todos os usuários do correio eletrônico.

Como adquirir o EmailControl?

O usuário poderá fazer o download da versão freeware, que é completa e tem todos os recursos configurados.

O produto é shareware ou freeware?

É freeware e não custa nada. É de graça.

Onde encontro o produto?

Em http://www.abreuretto.com/anti-spam

Qual a plataforma de desenvolvimento?

Para Win/95/98/2000/ME/XP e Windows NT

Usuários Dial-UP para Windows 2000 ou NT precisam estar conectados antes de executar o EmC.

 

Faça o download agora !!!